A quarta temporada da série Power Rangers tem como nome Power Rangers Zeo e teve um total de 50 episódios, tendo começado a 20 de Abril de 1996 e terminado a 27 de Novembro de 1996.
Apesar de todos os episódios serem excelentes, a verdade é que alguns deles, como é normal, não têm uma influência directa no rumo da história, por isso, ao fazer este resumo da temporada, destacamos os principais episódios dos cinquenta que foram exibidos, fazendo, assim, um resumo de toda a temporada e do principal que nela aconteceu.

> 4x01/02 - A Zeo Beginning
Os Power Rangers encontram-se desolados devido à destruição do Centro de Comandos, não tardando a conseguirem encontrar o Zeo Crystal entre o que sobrou da destruição. Entretanto, na Lua, o palácio da Rita e do Lord Zedd é atacado pelo Machine Empire o que os obriga a fugir a bordo da Serpentera. A Lua passa agora a ser a casa do King Mondo, da Queen Machina, do Prince Sprocket e do Klank & Orbus. Os Power Rangers não tardam a descobrir que o Alpha e o Zordon estão bem, quando estes os levam até à Power Chamber que à bastante tempo estava a ser construída em segredo, para que pudesse ser usada caso acontecesse alguma coisa com o Centro de Comandos. Na Power Chamber, o Zordon conta aos Power Rangers que uma nova ameaça chegou e que o Machine Empire é bem pior do que a Rita e o Lord Zedd. Em quanto isso, o Rito e o Goldar encontram-se desorientados, pois perderam a memória, e acabam por ir viver com o Bulk e o Skull que se apercebem que se podem aproveitar da perda de memória deles para os fazer trabalhar para eles. Com um ataque iminente por parte do Machine Empire, o Zordon dá aos Power Rangers os Zeonizers que lhes vai permitir usar os poderes do Zeo Crystal. A Katherine recebe os poderes da Zeo Ranger I Pink, a Tanya recebe os poderes de Zeo Ranger II Yellow, o Rocky recebe os poderes de Zeo Ranger III Blue, o Adam recebe os poderes de Zeo Ranger IV Green e o Tommy recebe os poderes de Zeo Ranger V Red. Como apenas podiam haver cinco Power Rangers, pois o Zeo Crystal só tinha cinco divisões, o Billy abdica do seu lugar porque acredita que será mais útil a ajudar os Power Rangers a partir da Power Chamber. Os Power Rangers usam os seus novos poderes para vencer um grupo de Cogs enviados pelo King Mondo.

> 4x03 - The Shooting Star
Para que os Power Rangers possam enfrentar o novo robô enviado pelo King Mondo, o Zordon dá-lhes os seus novos Zords: os Zeozords. A Katherine recebe o Zeozord 1, a Tanya recebe o Zeozord 2, o Rocky recebe o Zeozord 3, o Adam recebe o Zeozord 4 e o Tommy recebe o Zeozord 5. Os Power Rangers usam os Zeonizer Crystal para unir os Zeozords para formar o Zeo Megazord e, com a ajuda a Zeo Megazord Saber, levam de vencida o robô enviado pelo King Mondo.

> 4x04 - Target Rangers
Para levarem de vencida o novo robô criado pelo King Mondo, os Power Rangers têm que recorrer aos Zeo Battle Helmets, desenvolvidos pelo Billy, que darão um poder extra ao Zeo Megazord. Existem cinco Zeo Battle Helmets. O Verde dá ao Zeo Megazord o Zeo Gravity Power, o Amarelo dá ao Zeo Megazord o Zeo Rocket Power, o Rosa dá ao Zeo Megazord o Zeo Cannon Power, o Azul dá ao Zeo Megazord o Zeo Pyramid Power e o Vermelho permite ao Zeo Megazord entrar no Zeo Warrior Mode.

> 4x06 - Rangers in the Outfield
Enquanto enfrentavam o robô enviado pelo Prince Sprocket, os Power Rangers têm que usar as suas Zeo Power Weapons. A Katherine usa o Zeo Power Disc, a Tanya usa os Zeo Power Double Clubs, o Rocky usa os Zeo Power Axes, o Adam usa os Zeo Power Hatchets e o Tommy usa a Zeo Power Sword.

> 4x07 - Every Dog Has His Day
Os Power Rangers usam pela primeira vez as Zeo Jet Cycles, cinco motas desenvolvidas pelo Billy e pelo Alpha, que vão permitir aos Power Rangers deslocar-se mais rapidamente.

> 4x08 - The Puppet Blaster
O King Mondo consegue controlar um robô que anima festas de criança e com ele lança uma espécie de feitiço que faz com que as crianças comecem a fazer asneiras e não obedeçam a ninguém. Para tentarem derrotar este robô, os Power Rangers usam as suas Zeo Power Pods, mas acabam por não serem bem sucedidos. O Tommy usa, então, a Defender Wheel que consegue quebrar o controlo que o robô tem sobre as crianças.

> 4x10 - Graduation Blues
Devido a todas as aulas extras que fez, o Billy acaba por se formar mais rápido do que seria normal, o que o obriga a deixar a escola e a pensar no que deve fazer no futuro. Mais tarde, o Cestro, o Blue Aquitar Ranger, chega à Terra, precisamente, com o intuito de falar com o Billy. O Cestro é levado pelo Bulk e o Skull até ao Billy e este conta-lhe que o planeta dele está a passar por problemas que só com a ajuda do Billy podem ser resolvidos. Umas poderosas criaturas chamadas Hydro Contaminator têm contaminado as águas de Aquitar, o que fez com que os Alien Rangers deixassem de poder usar os seus poderes. O Cestro pretende que o Billy o ajude a desenvolver uma arma que elimine os Hydro Contaminator. O problema é que um dos Hydro Contaminator chega à Terra e os Power Rangers têm que agir para que ele não contamine toda a água do planeta. O Billy consegue desenvolver a arma e os Power Rangers unem as suas Zeo Power Weapons para formar Zeo Blaster que, com os ajustes que o Billy fez, os ajuda a levarem de vencida o Hydro Contaminator. Como a arma precisava de umas alterações para poder ser usada em Aquitar, e o Cestro não podia demorar-se mais tempo na Terra ou teria muitas dificuldades em conseguir voltar ao seu planeta na nave em que viajava, o Billy acabá por ir com ele até Aquitar para o poder ajudar a desenvolver a arma que servisse de ajuda aos Alien Rangers para estes levarem de vencida os Hydro Contaminator. Os Power Rangers ainda tentam, mas não conseguem chegar a tempo de se despedirem do amigo.

> 4x14 - Mr. Billy's Wild Ride
Depois de ter ajudado os Alien Rangers a resolver o problema que atormentava o planeta Aquitar, o Billy encontra-se em viagem para regressar à Terra. A nave onde ele viaja é atacada a mando do King Mondo e, sem que o Billy a possa controlar, ela começa-se a dirigir em direcção à Machine Skybase, a base do Machine Empire na Lua. Os Power Rangers tentam ajudar o amigo, mas as coisas pioram quando a nave passa a ir em direcção ao Sol. Apesar das tentativas para o evitar da parte do King Mondo, os Power Rangers conseguem fazer com que a nave do Billy volte à rota certa e ele não tarda a chegar à Terra e os amigos recebem-no com enorme alegria.

> 4x15/16/17 - There's No Business Like Snow Business
O Tommy recebe uma carta da Kimberly onde ela lhe conta que conheceu outra pessoa na Flórida e que tem que seguir aquilo que o seu coração sente. Esta notícia deixa o Tommy em baixo e a Katherine e o Bily decidem levá-lo a passar o fim-de-semana na neve. Os três acabam por fazer uma nova amiga e ela e o Tommy começam a dar-se muito bem. O problema é que as várias investidas lançadas pelo King Mondo fazem com que os dois não consigam passar tempo juntos. A Katherine ainda organiza um jantar para os dois, mas mais uma vez o King Mondo estraga os planos. Tudo isto, faz com que a Katherine e o Tommy se aproximem e acabam mesmo a dançar quando o Tommy vê o seu jantar arruinado pelo King Mondo.

> 4x18 - Inner Spirit
O Tommy anda a ter uns estranhos sonhos relacionados com a ponta da flecha que ele recebeu quando andou à procura do seu Zeo Crystal. Entretanto, o King Mondo usa um dos seus robôs para sugar a energia da cidade e consegue mesmo sugar a energia do Zeo Megazord, o que o deixa fora de combate. Para evitar que as intenções do King Mondo sejam bem sucedidas, o Tommy usa um novo Zord chamado Red Battlezord, que foi desenvolvido pelo Billy e pelo Zordon, para destruir o robô. Mais tarde, o Tommy parte numa jornada pessoal para encontrar a outra metade da sua flecha e acaba por encontrar um homem que é muito parecido com ele.

> 4x20 - Found and Lost
Quando a sua jornada chega ao fim, o Tommy descobre que o homem parecido com ele se chama David Trueheart e que ele é seu irmão. O David foi adoptado pelo Sam Trueheart e o Tommy por uma outra família, sendo que ele nunca soube que tinha um irmão. Os dois juntam as duas metades da flecha para formar uma só e o David conta ao Tommy que aquela fecha contem poderes muito antigos e poderosos que não podem cair nas mãos erradas. Para poder ter acesso à ponta de flecha, o King Mondo manda raptar o David para que o Tommy lhe dê a ponta da flecha em troca da liberdade do irmão. Os Power Rangers tentam ajudar o David, mas acabam por não serem bem sucedidos e o Tommy acaba mesmo por entregar a ponta da flecha ao King Mondo.

> 4x21 - Brother, Can You Spare an Arrowhead?
Após o Tommy entregar a ponta da flecha ao King Mondo, este foge com ela sem libertar o David. O King Mondo não tarda a mandar um dos seus robôs para atacar os Power Rangers e estes acabam por unir o Zeo Megazord ao Red Battlezord para formar o Zeo Mega Battlezord. Com o Zeo Mega Battlezord, os Power Rangers são capazes de levar de vencida o robô enviado pelo King Mondo. Mais tarde, o Tommy descobre que, à muitos anos atrás, foram aprisionados na ponta da flecha alguns espíritos e só quem tem aquela ponta da flecha é que os pode controlar. O King Mondo também descobre este segredo da flecha e tenta encontrar uma pedra mágica que vai permitir que ele liberte os espíritos. O Tommy consegue agir a tempo e evita que os planos do King Mondo sejam bem sucedidos, conseguindo recuperar a ponta da flecha. Mais tarde, antes do David voltar para a Reserva onde vive, o Tommy e ele conversam sobre o que devem fazer com a ponta da flecha e o Tommy decide que o mais seguro é que eles a voltem a dividir em duas partes e que cada um deles fique com uma.

> 4x24 - Bulk Fiction
Quanto o Bulk tenta impressionar a filha do Chief Crandall para a convidar para sair e acaba por fazer das suas, o Tenente Stone acaba por ser despedido da polícia, o que leva a que o Bulk e o Skull façam o mesmo. Mais tarde, o Tenente Stone anuncia que vai abrir uma agência privada de detectives e convida o Bulk e o Skull a juntar-se a ele. Entretanto, o Billy dá aos Power Rangers o Zeo Cannon que se mostra muito útil quando eles enfrentam o robô enviado pelo Machine Empire.

> 4x27 - The Power of Gold
O King Mondo lança dois ataques em simultâneo com o objectivo de dividir os Power Rangers em dois grupos, para assim eles não serem tão fortes. O plano está a ser sucedido até que uma estranha pirâmide se aproxima da Terra e interfere com as fontes de energia do Machine Empire, o que faz com que o King Mondo se veja obrigado a cancelar os ataques. Na Power Chamber, o Billy analisa o estranho objecto que se aproximou da Terra, e que agora não consegue localizar, percebendo que o poder dele vem da mesma fonte dos Zeo Crystals. Mais tarde, o King Mondo lança um novo ataque e os Power Rangers encontram-se em grandes dificuldades, até que um novo Power Ranger, o Gold Ranger, aparece para os ajudar. O Gold Ranger acaba mesmo por usar o seu Zord, o Pyramidas, para vencer o monstro enviado pelo King Mondo. Os Power Rangers tentam perceber quem é o Gold Ranger, mas este desaparece sem que eles o possam fazer.

> 4x28 - A Small Problem
O Prince Sprocket inventam uma arma que usa para encolher o Tommy e a Katherine. Esta situação deixa os dois em apuros, mas o Gold Ranger não tarda em aparecer para os ajudar. Mais tarde, o Billy consegue fazer com que os dois voltem ao seu tamanho normal. O King Mondo não tarda em enviar um dos seus robôs e os Power Rangers voltam a receber a ajuda do Gold Ranger. Quando têm que recorrer aos Zords, os Power Rangers acabam por unir o Zeo Megazord e o Red Battlezord ao Pyramidas do Gold Ranger para formar o Zeo Ultrazord que lhes permite levar de vencida o robô enviado pelo King Mondo.

> 4x32 - Revelations of Gold
Perseguido por um grupo de caçadores de recompensas que querem roubar os seus poderes, o Gold Ranger acaba por perder o controlo do Pyramidas e vai parar ao planeta Aquitar. Lá recebe a ajuda dos Alien Rangers que o colocam em contacto com o Zordon e os Power Rangers, finalmente, descobrem a identidade do Gold Ranger: Trey of Triforia. Como não se consegue adaptar à atmosfera de Aquilar, o Gold Ranger está a passar por grandes dificuldades e é teleportado de imediato para a Terra. Apesar do King Mondo o ter tentado evitar, os Power Rangers conseguem fazer com que o Trey volte à Terra e ele revela ser um Triforians, ou seja, um ser que tem três personalidades diferentes que se juntam numa pessoa só. O seu povo são pessoas do bem que viajam até aos planetas que precisam de ver um mal ser eliminado. Devido aos problemas que teve na sua última batalha, o Trey não vai poder usar os seus poderes, por isso, quer entregá-los a alguém que seja merecedor deles, até porque se os poderes não forem recebidos por alguém serão perdidos para sempre. Os Power Rangers de imediato dizem ter a pessoa certa para ser o novo Gold Ranger. Na Power Chamber, o Trey tentava dar os poderes do Gold Ranger ao Billy, mas acaba por não ser bem sucedido, pois este está a sofrer de uma espécie de efeito secundário da explosão que destruiu o Centro de Comandos. Quando o Trey diz que têm mesmo que encontrar a pessoa certa para receber os poderes, pois o tempo de o fazer está a esgotar-se, o Tommy diz que sabe da pessoa certa para ser o Gold Ranger. Entretanto, o Goldar e o Rito, que continua sem se lembrarem de quem são, recebem uma mensagem da Rita e do Lord Zedd que lhes dizem que está na hora deles voltarem a casa.

> 4x33 - A Golden Homecoming
Apesar de o King Mondo o ter tentado evitar, o Tommy consegue levar o novo Gold Ranger até à Power Chamber para ele poder receber os seus poderes. Quando lá chegam, o Tommy revela que o novo Gold Ranger será o Jason e este prepara-se para receber os seus novos poderes. O problema é que o King Mondo manda um dos seus robôs para atacar a Terra, sendo que todos os robôs do Machine Empire viram os seus poderes reforçados por uma nova e poderosa armadura. Os Power Rangers têm que entrar em acção, mas não conseguem levar o monstro de vencida. Após receber os seus novos poderes, o Jason vai ajudar os amigos, mas mesmo assim os Power Rangers não conseguem ser bem sucedidos e o Billy percebe que nem mesmo os Zeozords serão fortes o suficiente para levarem o robô de vencida. Por isso, o Trey dá aos Power Rangers, antes de voltar a Triforia, as Super Zeo Gems que permitem que os Power Rangers possam usar os Super Zeozords. A Katherine passa a controlar o Super Zeozord 1, a Tanya passa a controlar o Super Zeozord 2, o Rocky passa a controlar o Super Zeozord 3, o Adam passa a controlar o Super Zeozord 4 e o Tommy passa a controlar o Super Zeozord 5. Com os novos Super Zeozords, os Power Rangers conseguem levar de vencida o grupo de robôs enviados pelo King Mondo para os destruir. Entretanto, o Goldar e o Rito recuperam, finalmente, a sua memória e a Rita e o Lord Zedd não tardam a aparecer para os levar com eles.

> 4x34 - Mondo's Last Stand
Cansado dos falhanços dos seus robôs, o King Mondo decide que chegou a hora de ser ele a defrontar os Power Rangers e levá-los de vencida com as suas próprias mãos. Para aumentar o seu poder, o King Mondo recorre à força da Damocles Sword. As coisas parecem estar-lhe a correr bem, mas os Power Rangers unem os seus novos Super Zeozords e com eles formam o Super Zeo Megazord. Com o Super Zeo Megazord e as Super Zeo Megazord Sabers, os Power Rangers conseguem levar de vencida o King Mondo, ainda que a Queen Machina garante que ele irá voltar mais forte do que nunca. Quem observa tudo isto de longe, e com grande alegria, são a Rita, o Lord Zedd, o Finster, o Goldar e o Rito, que se encontram na sua mobile lunar command base (uma Winnebago RV), prometendo que os Power Rangers não irão celebrar a vitória durante muito tempo.

> 4x36 - Scent of a Weasel
Como o Jason ainda não pode usar o Pyramidas, o Trey envia-lhe um novo Zord: a Warrior Wheel. Esta acaba por se mostrar muito útil quando os Power Rangers têm que enfrentar um robô enviado pela Queen Machina para os destruir.

> 4x37 - The Lore of Auric
A Aisha envia um pacote para a Tanya no interior do qual se encontra uma chave e um mapa que leva à Mysterio Island, a ilha onde os país da Tanya se perderam à alguns anos atrás quando procuravam pelo Tiki of Auric. A Tanya parte para a ilha em busca dos país e deixa a chave com o Jason. Mais tarde a chave acaba por ser roubada, sendo que também o Tiki of Auric já tinha sido roubado aos país da Tanya. Assim sendo, o Auric the Conqueror, uma espécie de Zord que defende o bem e protege os mais fracos do mal, é libertado de dentro do Tiki of Auric e o Prince Sprocket consegue-o convencer de que os Power Rangers querem destruir a Terra e que devem ser parados antes que o consigam fazer. O Auric the Conqueror vai atrás dos Power Rangers e o Jason, a bordo do Pyramidas que o Trey lhe enviou pouco antes, tentá-o convencer que eles estão todos do mesmo lado, mas ele não lhe dá ouvidos. Os outros Power Rangers também têm que intervir (a Tanya tem que voltar da Mysterio Island) e assim que referem o nome do Zordon, o Auric the Conqueror percebe que foi enganado pelo Prince Sprocket. Na Power Chamber, a Tanya dá, em definitivo, a chave ao Jason para que este seja o guardião do Auric the Conqueror. De regresso à Mysterio Island, a Tanya consegue encontrar os país e levá-os de volta para casa.

> 4x39 - The Joke's on Blue
Uma vez que o King Mondo foi destruído, o seu filho mais velho, o Prince Gasket, e a sua esposa, a Princess Archerina, vão até à Machine Skybase para garantir que a Queen Machina e o Prince Sprocket se encontram bem. O Zordon conta aos Power Rangers que a Princess Archerina é filha do maior inimigo do King Mondo, por isso, ela e o Prince Gasket fugiram quando se apaixonaram um pelo outro e se quiseram casar. Mais tarde, os Power Rangers têm que unir o poder do Super Zeo Megazord ao poder do Pyramidas para formar o Super Zeo Ultrazord e, assim, levarem a melhor sobre a investida que o Prince Gasket e a Princess Archerina lançaram contra eles.

> 4x46/47 - Rangers of Two Worlds
Devido a um efeito secundário do dispositivo que o fez voltar ao normal quando o Master Vile fez o tempo voltar a trás e fez com que os Power Rangers voltassem a ser crianças, o Billy começa a envelhecer muito rapidamente e nem os amigos são capazes de o reconhecer quando o vêem. Entretanto, o King Mondo está de volta e o Prince Gasket e a Princess Archerina decidem voltar ao seu planeta para não terem que o confrontar. Por seu lado, a Rita pretende transformar a Katherine num monstro, mas acaba por falhar o alvo e acaba por transformar em monstro uma mala da Katherine. Para que eles possam ajudar o Billy, os Power Rangers teleportam para a Power Chamber a Delphine e o Cestro que criaram um novo dispositivo para ajudar o Billy a voltar ao normal. O problema é que o dispositivo não funciona e o Jason fica a ajudá-los a arranjar o dispositivo, enquanto os outros Power Rangers vão enfrentar o robô enviado pelo King Mondo. Ao fazê-lo os Power Rangers acabam por ver as suas Zeo Jet Cycles destruídas e descobrem que o King Mondo está de volta. A Rita e o Lord Zedd não querem ficar atrás do King Mondo, por isso, fazem o seu monstro crescer e os Power Rangers não o conseguem vencer, mesmo usando o Zeo Ultrazord na versão Carrier Mode. Percebendo que aquele monstro é muito forte, o King Mondo mandá-o para outro planeta. De regresso à Power Chamber, os Power Rangers percebem que nem mesmo os Alien Rangers estão a conseguir ajudar o Billy. Este acaba por ir corrigir um erro que foi detectado no Zeo Megazord, sendo que este, com o Billy no seu interior, começa a agir sozinho e de forma descontrolada devido a uma peça que o monstro do King Mondo conseguiu colocar no seu interior. Os Power Rangers conseguem ajudar o Billy a voltar à Power Chamber, mas o robô do King Mondo consegue controlar o Zeo Megazord. Os Power Rangers usam o Super Zeo Megazord para o deter, mas a Rita e o Lord Zedd não tardam a conseguir trazer o seu monstro de volta e este apoderá-se do Super Zeo Megazord e os dois Zords lutam um contra o outro. Enganando o monstro e o robô, os Power Rangers conseguem recuperar os Zords. Entretanto, o Billy recebe a visita de uma habitante do planeta Aquitar, a Cestria, que trás consigo uma água especial do seu planeta para ajudar o Billy a voltar ao normal, mas mais uma vez acabam por não serem bem sucedidos, o que faz com que o Billy seja levado para Aquitar para fazer um tratamento a longo prazo. O King Mondo volta a mandar o seu robô e a Rita e o Lord Zedd voltam a mandar o seu monstro, mas desta vez, com a ajuda dos Alian Rangers, os Power Rangers conseguem levá-los de vencida. Mais tarde, os Power Rangers recebem uma mensagem de Aquitar onde o Billy lhes informa que o tratamento resultou, mas que ele não vai voltar à Terra, pois prefere ficar em Aquitar na companhia da Cestria. Os amigos agradecem tudo o que ele fez e despedem-se dele. Enquanto tudo isto acontece, o Bulk e o Skull fazem um exame para tirarem a licença de detective e são bem sucedidos.

> 4x49 - Good as Gold
O Jason enfrenta um grupo de Cogs e como os seus poderes lhe estão a começar a falhar, ele sente grandes dificuldades durante a batalha. A ideia do King Mondo é roubar-lhe os poderes, mas a Rita e o Lord Zedd têm a mesma ideia o que faz com que enviem um grupo de Tenga Warriors que entram em confronto com os Cogs, o que permite ao Jason fugir. O Trey volta à Terra e, com a ajuda dos Power Rangers, do Alpha e do Zordon, consegue recuperar os seus poderes de Gold Ranger, ajudando assim o Jason a ultrapassar os problemas que a falha dos seus poderes lhe estavam a causar. O King Mondo, em modo gigante, ataca os Power Rangers, mas o Gold Ranger faz-los crescer e os seis levam de vencida o King Mondo. Como as defesas do Machine Empire estão em baixo, a Rita e o Lord Zedd aproveitam-se disso e conseguem-nos enganar, destruindo todos os elementos do Machine Empire e recuperando a base da Lua. Mais tarde, o Tommy e o Jason conversam, com o Jason a despedir-se do amigo e com o Tommy a agradecer-lhe por tudo o que ele fez. Enquanto tudo isto acontece, o Bulk e o Skull recebem uma proposta para irem trabalhar como detectives num caso em Paris, despedindo-se, assim, do Detective Stone.

Ler outros artigos em:

4 comentários :

  1. e o episodio 50, seria tipo filler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desde já agradecemos o comentário.

      E sim, pode-se dizer isso sobre esse episódio, que é o especial de Natal da Temporada e tem o nome de "A Season to Remember". É um episódio interessante, mas que acaba por não acrescentar nada há história... mas vale a pena ver.

      Eliminar
  2. I love the episode where Jason back to the team. He is my favorite ranger of all time. I loved seen him back to the show.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Who knows if he someday does not return to the series. He is indeed a great Power Ranger.

      Eliminar