A quinta temporada da série Power Rangers tem como nome Power Rangers Turbo e teve um total de 45 episódios, tendo começado a 19 de Abril de 1997 e terminado a 24 de Novembro de 1997.
Apesar de todos os episódios serem excelentes, a verdade é que alguns deles, como é normal, não têm uma influência directa no rumo da história, por isso, ao fazer este resumo da temporada, destacamos os principais episódios dos quarenta e cinco que foram exibidos, fazendo, assim, um resumo de toda a temporada e do principal que nela aconteceu.
Nota inicial: Os acontecimentos desta temporada têm início no filme Turbo: A Power Rangers Movie.
> 5x01/02/03 - Shift Into Turbo
Com a intenção de se vingar dos Power Rangers, a Divatox junta a sua equipa (o Elgar, o Rygog, o Porto e os Piranhatrons) e leva o seu submarino até à Terra. Os Power Rangers ultimam a sua festa de formatura e acabam por contar ao Rocky tudo o que se passou quando tiveram que enfrentar a Divatox. Eles ainda o tentam convencer a regressar à equipa, mas ele diz que não pode aceitar porque vai ter muito que fazer com a sua escola de Karaté e também porque acha que os poderes estão muito bem nas mãos do Justin. Enquanto isso, a Divatox põe o seu plano em marcha e envia o Elgar para colocar uma bomba na central eléctrica da cidade. Ao fazê-lo, ele acaba por se cruzar com o Bulk e o Skull e acaba por os transformar em macacos quando eles tentam evitar que ele siga com o plano. O Alpha percebe que algo se passa na central eléctrica e o Justin vai até lá, acabando por enfrentar o Elgar e um grupo de Piranhatrons. Os outros Power Rangers (incluindo o Tommy que estava a fazer um teste de automobilismo na pista do tio) não tardam em o ir ajudar e os cinco conseguem mesmo encontrar a bomba e livrar-se dela. Os Power Rangers voltam para a festa de formatura e a Tanya anuncia que vai passar a trabalhar na rádio local, o Adam vai estar a trabalhar no parque e a Katherine vai começar a trabalhar como auxiliar de professora. Quanto ao Justin, devido à sua inteligência, vai passar alguns anos à frente na escola. Mais tarde, na Power Chamber, os Power Rangers voltam-se a encontrar com o Lerigot que ali está para ajudar o Zordon a voltar ao seu planeta através de um wormhole que surgiu no espaço. O Zordon agradece aos Power Rangers por tudo o que eles fizeram e anuncia, também, que o Alpha irá consigo. A Divatox tenta estragar-lhes os planos, mas os Power Rangers recorrem aos Turbozords para resolver o problema. O Lerigot volta também ao seu planeta e não tardam a chegar à Power Chamber o Alpha 6 e a Dimitria, do planeta Inqueris, que vai substituir o Zordon, sendo que ela é a pessoa que a Divatox mais odeia em toda a galáxia.

> 5x04 - Shadow Rangers
Os Power Rangers ficam a saber que o Ernie já não se encontra mais na cidade e que o ex-Detective Stone é que vai passar a gerir o bar no Centro da Juventude, sendo que ele também vai tomar conta do Bulk e do Skull que continuam transformados em macacos, sem que ninguém o saiba.

> 5x05 - Transmission Impossible
Um amigo da Dimitria, o Visceron, viaja até à Terra para lhe dizer que foram descobertos em Inqueris novos registos sobre o seu nascimento que dizem que ela tem uma irmã gémea, coisa que a Dimitria até então não sabia. O que não se sabe é a identidade dessa irmã.

> 5x06 - Rally Ranger
Quando o Porto decide começar a destruir a cidade, os Power Rangers recorrem aos Turbo Carts e às Turbo Weapons para o enfrentar. A Katherine usa a Turbo Wind Fire, a Tanya usa a Turbo Star Chargers, o Adam usa o Turbo Thunder Cannon, o Justin usa os Turbo Hand Blasters e o Tommy usa a Turbo Lightning Sword. Mais tarde, os Power Rangers combinam as cinco Power Weapons para formar o Turbo R.A.M Cannon.

> 5x13 - The Millennium Message
Uma nave espacial chega à Terra e no seu interior viaja o Blue Senturion, um robô polícia intergaláctico, que é levado pela Divatox para o seu submarino. Este diz ter uma mensagem urgente para entregar à Dimitria e a Divatox consegue enganá-lo, fazendo com que ele lhe transmita a mensagem, onde é dito que as maiores forças do mal vão unir esforços para conquistar a Terra e todo o Universo, dividindo aquilo que conseguirem conquistar. Ele acrescenta que aquela mensagem vem do ano 2000. A Divatox decide usar o Blue Senturion a seu favor, fazendo-o acreditar que os Power Rangers são o inimigo e que devem ser destruídos para que o Universo seja salvo. O Blue Senturion começa por atacar os Power Rangers, mas estes conseguem-no fazer voltar ao normal e ajudá-os a levar de vencida o Monstro enviado pela Divatox, usando o seu Zord: o Robo Racer. Mais tarde, na Power Chamber, os Power Rangers conseguem ter acesso à mensagem trazida pelo Blue Senturion, mas não a conseguem receber na sua totalidade, pois o chip que continha a mensagem ficou danificado durante a batalha. Os Power Rangers ficam, assim, sem saber qual era a força que poderia impedir as forças do mal de conquistar o Universo e percebem, também, que só a Divatox é que conseguiu ter acesso a essa informação.

> 5x14 - A Drive to Win
A Divatox lança um novo ataque sobre a cidade, mas desta vez ela não parece interessada nos Power Rangers, mas sim num dos jogadores da equipa de futebol que o Adam treina, o Carlos, e a líder da claque da equipa, a Ashley. Os Power Rangers acham esta situação estranha e não conseguem perceber quais são as intenções da Divatox. Mesmo assim, os Power Rangers, com a ajuda do Blue Senturion, conseguem destruir o Monstro enviado pela Divatox e impedem que a bomba que ela colocou no campo de futebol expluda. No fim, a Divatox não está contente com a derrota, mas garante que não irá deixar que a Millennium Message aconteça.

> 5x16/17 - Honey, I Shrunk the Rangers
A Divatox envia um Monstro que transforma o Tommy, a Katherine, o Adam e a Tanya em pequenos insectos. Para conseguirem fugir do submarino da Divatox, para onde foram levados, os quatro Power Rangers usam os torpedos que a Divatox normalmente usa para fazer com que os seus Monstros cresçam. Entretanto, o Justin leva para a praia (onde os torpedos vão cair) o Blue Senturion que também tinha sido transformado num pequeno insecto. O plano dos Power Rangers é bem sucedido, pois quando os torpedos explodem eles voltam ao normal, juntamente, com o Blue Senturion, unindo, depois, forças para vencerem o Monstro. Quem também se encontrava na praia eram o Bulk e o Skull que acabam por também serem atingidos pelas radiações do torpedo e, finalmente, deixam de ser macacos.

> 5x18/19 - Passing the Torch
Os Power Rangers decidem ir acampar, mas a Divatox decide estragar-lhes os planos, atacando a Katherine e o Tommy pelo caminho. Para que os amigos não os vão ajudar, a Divatox lança também um ataque sobre a Tanya, o Justin e o Adam que já se encontram no local onde eles vão acampar. A Katherine e o Tommy acabam por ser ajudados pelo T.J. e pela Cassie, que estavam em viagem para chegarem a Angel Grove, para onde se iam mudar. A verdade é que a Divatox consegue ser bem sucedida e rapta o Tommy, o que era o seu objectivo desde o início. Os Power Rangers vão até à Power Chamber e lá percebem que não conseguem encontrar o Tommy, tendo que enfrentar, logo de seguida, um Monstro que a Divatox envia para destruir a cidade. Quase por acaso, o T.J. e a Cassie encontram o local onde o Tommy está preso e acabam por o ajudar a sair dali. Ele junta-se aos amigos e os cinco acabam por levar de vencida o Monstro enviado pela Divatox. Esta acaba por ser a última missão do Tommy, da Katherine, do Adam e da Tanya como Power Rangers, uma vez que eles chegaram a uma altura em que as suas vidas lhes exigem coisas que eles não podem conciliar com o que ser um Power Ranger exige. Por isso, os quatro foram convidados a escolher aquelas pessoas que eles achavam que seriam as melhores para receberem os seus poderes. É então iniciada uma cerimónia para que os poderes sejam transmitidos, sendo que o Zordon e o Alpha, para surpresa dos Power Rangers, aparecem para assistirem à cerimónia. O Tommy escolhe o T.J. para ser o novo Red Turbo Ranger, a Tanya escolhe a Ashley para ser a nova Yellow Turbo Ranger, a Katherine escolhe a Cassie para ser a nova Pink Turbo Ranger e o Adam escolhe o Carlos para ser o novo Green Turbo Ranger.

> 5x21 - The Wheel of Fate
A Divatox descobre a localização do Storm Blaster e do Lightning Cruiser, os dois veículos mais poderosos do Universo. Quando ela envia um Monstro para os ir buscar, os carros (que têm vontade própria) fogem para a Terra e acabam por se cruzar com o T.J. e com o Justin. O Monstro enviado pela Divatox e o Elgar conseguem capturar o Storm Blaster, levando também o Justin com eles. O Lightning Cruiser ajuda o T.J. a encontrar e a ajudar o amigo, não tardando a que os Power Rangers levem de vencida o Monstro enviado pela Divatox, tendo a ajuda dos dois novos amigos.

> 5x22 - Trouble by the Slice
Antes dos Power Rangers irem enfrentar o Monstro enviado para destruir a cidade, a Dimitria dá-lhes a sua nova arma: a Turbine Laser, que se mostra muito útil durante a batalha.

> 5x23 - The Phantom Phenomenon
O Justin e um amigo, com quem ele estava a jogar futebol, encontram uma nave espacial que está parada no meio da floresta. Entretanto, a Divatox decide assaltar um banco para aumentar a sua fortuna, mas o assalto acaba por ser evitado por uma estranha força invisível. Mais tarde, o Elgar e o Rygog tentam roubar uma mina de ouro, mas a força invisível volta a intervir, ainda antes dos Power Rangers terem a oportunidade de o fazer. Os Power Rangers decidem procurar por quem evitou o roubo e a Cassie consegue-o ver por uns segundos, com ele a garantir-lhe que é um amigo. Na Power Chamber, a Dimitria consegue perceber que a fonte dos poderes daquele Phantom Ranger vêm do planeta Eltar, o que pode indicar que ele seja de lá. O Justin percebe que a nave que encontram com o amigo deve ser do Phantom Ranger, por isso, decide ir até lá, sendo seguido pelo Rygog. O Justin acaba por ser ajudado pelo Phantom Ranger e os restantes Power Rangers também não tardam a aparecer. Os Power Rangers agradecem a ajuda do Phantom Ranger e este parte na sua nave sem dizer uma palavra.

> 5x26 - The Darkest Day
O General Havoc, irmão da Divatox, chega à Terra e a Divatox depressa muda o seu submarino para a base espacial dele, onde ela acredita poder ter mais hipóteses de conquistar a Terra. Na base espacial, encontra-se o Metalasaurus, que é uma espécie de Zord. O General Havoc não tarda em enviar um grupo de Chromites para atacar os Power Rangers, usando de seguida o Metalasaurus. Os Power Rangers usam o Turbo Megazord, mas têm grandes dificuldades ao enfrentar o Metalasaurus, sendo que este até consegue partir a Turbo Megazord Saber. Os Power Rangers bem que tentam, mas o Metalasaurus mostra-se mais forte e o General Havoc consegue, mesmo, roubar o Turbo Megazord e leva-o para a base espacial. Os Power Rangers não sabem o que fazer a seguir, até que Phantom Ranger, mais uma vez, aparece e garante que, na altura certa, ele revelará algo que os poderá ajudar.

> 5x27 - One Last Hope
O General Havoc usa a tecnologia do Turbo Megazord para aumentar o poder do Metalasaurus e marca o Phantom Ranger como o seu primeiro alvo, querendo roubar-lhe o rubi que ele tem no peito, pois é ele a fonte do seu poder. O General Havoc começa a atacar a cidade com o Metalasaurus e os Power Rangers pouco conseguem fazer para o parar, uma vez que já não podem recorrer ao Turbo Megazord. O Phantom Ranger não tarda a aparecer e leva os Power Rangers até ao local onde se encontram escondidos os Rescuezords, que passarão a ser os novos Zords dos Power Rangers. A Ashley recebe o Star Racer Rescuezord, o Justin recebe o Siren Blaster Rescuezord, o Adam recebe o Thunder Loader Rescuezord, a Cassie recebe o Wind Rescue Rescuezord e o T.J. recebe o Lightning Fire Tamer Rescuezord. Os Power Rangers não perdem tempo e usam os Rescuezords para levarem de vencida o General Havoc e o Metalasaurus.

> 5x28 - The Fall of the Phantom
O General Havoc rapta a Cassie e promete transformá-la em pedra se os outros Power Rangers não levarem o Phantom Ranger até ele. O Alpha consegue descobrir onde é que a Cassie está a ser mantida presa e os Power Rangers vão até lá, não conseguindo evitar que ela seja transformada em pedra. O Phantom Ranger não tarda em aparecer e usa o seu rubi para fazer com que a Cassie volte ao normal. O problema é que, na realidade, não se tratava da Cassie, mas sim do General Havoc que se encontrava disfarçado e consegue, assim, enganar os Power Rangers, não tardando a desaparecer com o Phantom Ranger e com o rubi. Mais tarde, a Cassie consegue escapar da Divatox e, não tarda, a juntar-se aos amigos e os cinco voltam a ter que enfrentar o Metalasaurus que se encontra mais forte do que nunca. Os Power Rangers combinam os cinco Rescuezords e formam o Rescue Megazord com o qual conseguem levar de vencida o Metalasaurus e conseguem, também, libertar o Phantom Ranger. O problema é que este desaparece depois da batalha e parece não estar muito bem, pois a Divatox ficou com o seu rubi. Na base espacial, esta garante que tem um plano que envolve o uso do rubi e dos poderes que ele contem, sendo que o General Havoc se despede dela, prometendo voltar com um Metalasaurus ainda mais poderoso.

> 5x29 - Clash of the Megazords
A Cassie e o T.J. conseguem encontrar o Phantom Ranger que se encontra muito fraco, agora que não tem o seu rubi, e levam-no para a Power Chamber. Entretanto, a Divatox combina a força do Turbo Megazord com a força do rubi do Phantom Ranger e envia o Turbo Megazord para destruir os Power Rangers. Os Power Rangers usam o Rescue Megazord para o enfrentar e, apesar das dificuldades, conseguem recuperar o Turbo Megazord e o rubi do Phantom Ranger. De regresso à Power Chamber, os Power Rangers devolvem o rubi ao Phantom Ranger e este recupera as suas forças, partindo logo de seguida, dizendo que ele está sempre onde precisam dele e que sabe que a segurança da Terra está em boas mãos.

> 5x40 - Carlos and the Count
Para levarem de vencida o Monstro enviado pela Divatox, os Power Rangers unem a força do Red Lightning Turbozord e do Mountain Blaster Turbozord, com a força do Thunder Loader Rescuezord, do Star Racer Rescuezord e do Wind Rescue Rescuezord, para, assim, formarem o Rescue Turbo Megazord.

> 5x44/45 - Chase Into Space
O pai do Justin consegue um novo emprego que os obrigará a sair da cidade caso ele aceite o emprego, mas este garante que só aceitará o emprego se o Justin estiver de acordo. Na Power Chamber, os Power Rangers recebem uma mensagem do Zordon, que não chega em grandes condições, onde ele os informa que o planeta Eltar está a ser atacado, mas que eles não devem ir em seu auxílio e que devem ficar na Terra para a proteger. Entretanto, a Divatox envia um poderoso Monstro para destruir a Terra e os Power Rangers recorrem ao Rescue Megazord para o destruir. O problema é que o Monstro leva a melhor e consegue destruir o Rescue Megazord e, pouco depois, destrói também o Turbo Megazord. Os Power Rangers só conseguem destruir o Monstro quando põe o Turbo R.A.M Cannon em modo de auto-destruição e o atiram para dentro do Monstro. Quando o Monstro é destruído, os Power Rangers voltam para a Power Chamber, mas são vistos pelo Elgar e pelo Rygog que, ao seguirem os Power Rangers, descobrem a localização da Power Chamber e vão, de imediato, contar a descoberta à Divatox. Na Power Chamber, a Dimitria conta aos Power Rangers que as forças do mal estão a apoderar-se cada vez mais do planeta Eltar e que ela e o Blue Senturion vão até lá para ajudarem o Zordon. A Divatox aproveita a partida da Dimitria e do Blue Senturion para lançar o ataque sobre a Power Chamber, enviando um enorme exército de Piranhatrons. Os Power Rangers lutam com todas as suas forças para proteger a Power Chamber, mas não são capazes de levar a melhor sobre tantos adversários. Os Piranhatrons conseguem entrar na Power Chamber e conseguem destruí-la, apesar de todos os esforços feitos pelos Power Rangers para evitar que isso acontecesse. Quando a Divatox tenta confirmar se os Power Rangers foram destruídos, surge um mensageiro do planeta Cimmarian que informa que o Zordon foi capturado e que a Divatox se deve deslocar de imediato ao planeta Cimmarian, cumprindo uma ordem do Dark Specter. Ao ouvir este nome, a Divatox parte de imediato levando consigo todos os seus aliados. Os Power Rangers, escondidos nos escombros da Power Chamber, ouvem tudo isto e não tardam a perceber que perderam os poderes. Os cinco e o Alpha conseguem recuperar o Power Decoder que possuiu todos os códigos secretos (que podem vir a ser úteis no futuro) e decidem ir atrás da Divatox. Para isso, vão até à NASADA, a agência espacial da cidade, onde o Justin consegue chegar à fala com o comandante dizendo-lhe que foi enviado pelos Power Rangers e que eles precisam de uma nave espacial. O comandante demora a ser convencido, mas acaba por aceder ao pedido e o T.J., a Cassie, a Ashley, o Carlos e o Alpha não tardam a estar a bordo da nave espacial tendo como destino o planeta Eltar. O Justin despede-se dos amigos e acaba por não ir com eles, pois acha que o seu lugar é ali na Terra e que não deve deixar o pai sozinho.

Algumas notas: Novas informações sobre o Phantom Ranger foram reveladas nas Bandas Desenhadas da franquia, nomeadamente no evento Power Rangers Universe e na Banda Desenhada Power Rangers Unlimited: Edge of Darkness #1 que faz parte do evento Power Rangers: Unlimited Power.
O roteiro desta temporada foi recebendo várias alterações durante a gravação dos episódios, por isso, certas coisas acabaram por ser esquecidas ou nunca obteram uma resposta/resolução com o decorrer da temporada.
Desde logo, vindo da temporada anterior, não chegamos a saber o que é que o Bulk e o Skull foram fazer a Paris, quem é que os tinha contratado e porque é que eles voltaram assim de um momento para o outro.
É feita uma referência a uma irmã gémea da Dimitria, que ela não conhecia, mas depois nunca mais se faz referência a essa situação. Mas talvez tenhamos uma resposta para esta situação em Power Rangers in Space.
A Millennium Message é das coisas mais misteriosas que passaram pela série e nunca chegamos a saber quem era a força que poderia salvar o Universo das forças do mal. Ainda assim, podemos especular que seriam os novos Power Rangers, uma vez que a Divatox vai atrás do Carlos e da Ashley quando eles ainda nem sequer eram Power Rangers. Como só ela viu quem era a tal força que poderia salvar o Universo, pode-se concluir que iriam ser os novos Power Rangers. Contudo, esta parte da história foi esquecida e nunca mais ouve uma referência a ela.
A própria mudança dos elementos da equipa de Power Rangers da temporada acontece quase de um momento para o outro e sem ser feita uma grande história à volta deste acontecimento. Isto deveu-se ao facto de se ter decidido que estava na hora de mudar o elenco principal da temporada e essa transição acabou por acontecer de uma forma algo abrupta no desenrolar da história.

Ler outros artigos em:

0 comentários :

Enviar um comentário